Novidades

Dicas

LIVROS PARA ESTIMULAR A SUA CRIATIVIDADE

03/03/2022

 A criatividade precisa ser estimulada constantemente, para que possamos ser produtivos nas nossas atividades. Então confira dicas de livros que vão ajudar muito nesse quesito.



O que guarda-chuvas, sinfonias, viagens espaciais, estádios de futebol, os quadros de Picasso e o calendário têm em comum? Todos foram concebidos, desenvolvidos e aperfeiçoados pelo poder da criatividade humana.

Em um passeio pelas criações que tornaram o mundo o que ele é hoje, o compositor Anthony Brandt e o neurocientista David Eagleman explicam os elos entre a criatividade na arte, na ciência e na tecnologia e mostram as rotinas básicas do “software da inovação” em funcionamento. Descrevendo as ferramentas e as estratégias responsáveis pela irrefreável inventividade de nossa espécie, Como o cérebro cria oferece inúmeros exemplos de como todos os atos criativos resultam das mesmas operações cerebrais aplicadas a algo que já existia.

Neste mergulho profundo na mente criativa, Eagleman e Brandt tentam responder à pergunta: O que está por trás da capacidade — e do desejo — dos seres humanos de inventar? Ao mesmo tempo uma celebração do espírito humano e um vislumbre de como podemos melhorar o futuro ao abraçarmos nossa criatividade, o livro apresenta surpresas e curiosidades, além de dicas sobre como produzir ideias de sucesso.



Verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital, Roube como um artista, do designer e escritor Austin Kleon, ganhou a lista dos mais vendidos do The New York Times e figurou no ranking de 2012 da rede Amazon ao mostrar – com bom humor, ousadia e simplicidade – que não é preciso ser um gênio para ser criativo, basta ser autêntico. Baseado numa palestra feita pelo autor na Universidade do Estado de Nova York que em pouco tempo se viralizou na internet, Roube como um artista coloca os leitores em contato direto com seu lado criativo e artístico e é um verdadeiro manual para o sucesso no século XXI.

Nesta obra, Austin mostra através de mensagens positivas um olhar gráfico diferenciado, ilustrações, exercícios e exemplos de como o leitor pode "ativar" seu lado criativo. Austin Kleon, corajosamente, desfila novas verdades sobre criatividade: nada é original, então abrace as influências, colete ideias, misture e reimagine para achar seu próprio caminho. Se gosta de um artista, copie-o, e copie as referências deste artista, descubra de quem ele gosta, quem ele copia, quem é a sua influência, e tome tudo isto para si. Seja este artista, até a hora que vai sentir que não está mais copiando e sim criando sua própria versão. Mas para chegar neste ponto é preciso que fique esperto, tenha uma rotina, um emprego fixo que lhe dê dinheiro e que lhe traga suporte para ser "selvagem" e ousado dentro de sua imaginação.

O mais importante para os leitores é que 
Roube como um artista é focado na praticidade. Kleon quer transformar, mudar, fazer o leitor descobrir e ativar sua própria criatividade, e espera conseguir isto com todas as dicas e macetes que cita no livro. Roube como um artista é uma obra curta e intensa, um tiro certeiro para despertar aquele lado criativo que dorme dentro de todos os leitores.


O caminho do artista reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos.

Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte.

Esse livro desmistifica a ideia de que o processo criativo precisa ser sofrido e extenuante, embora ele requeira uma boa dose de persistência e prática. Com este método, você vai aprender a abandonar as desculpas que o impedem de transformar suas ideias em realidade.

Você vai descobrir como criar com mais liberdade e menos autocrítica, usando de forma consciente o potencial criativo que estava represado até agora.

Esta é uma obra fundamental para escritores, poetas, pintores, músicos e qualquer pessoa que deseje trazer um pouco mais de inspiração à sua vida.



Você se considera uma pessoa criativa? E quando criança, usava e abusava da criatividade? Em que momento entre a infância e a vida adulta essa competência se apagou dentro de você? Ken Robinson, reconhecido internacionalmente como a maior autoridade no tema, tem a resposta para essa última pergunta e oferece reflexões sobre como podemos despertar o potencial criativo, uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho hoje. 

Em Somos todos criativos, Robinson defende que todos podemos ser criativos, mostra como ela está onipresente nas crianças e adormecida em muitos adultos - e o fenômeno que causa esse desaparecimento -, explora o valor da criatividade para os negócios e oferece uma abordagem inovadora para recuperá-la. Este livro ajudará você a: * entender como o sistema atual de educação está contribuindo para a perda de criatividade; * compreender a importância de promover um ambiente de inovação; * explorar maneiras para manter a criatividade viva; * analisar o papel do líder criativo dentro de uma companhia.

 Ao abordar o assunto, Robinson traz à tona os principais problemas encontrados no sistema educacional e apresenta diversos exemplos de escolas que estão tendo sucesso na implantação de um ensino para a criatividade. Lançada anteriormente com o título Libertando o poder criativo, esta nova edição totalmente atualizada reflete mudanças tecnológicas e demográficas, trazendo estudos de caso contemporâneos e alterações recentes na educação.


Ser criativo tornou-se essencial no mundo globalizado. A maior parte dos executivos sente-se pressionada a produzir mais e de maneira mais inventiva para garantir a competitividade. Ser criativo e exercitar a criatividade no processo produtivo nem sempre foi fácil... Pelo menos até agora. Em CRIATIVO E PRODUTIVO, o executivo e músico de jazz Josh Linkner ensina que é possível manter-se na frente: explorando o poder da inventividade; capacitando seus funcionários para que desenvolvam músculos criativos; criando novas e lucrativas! ideias.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ME Assessoria Literária Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por pattyrocker
Topo