Novidades

Dicas

A INTELIGÊNCIA REFINA A SABEDORIA - POR HUAILA AYRES

10/02/2022

 

Salomão, um dos homens mais sábios da história, disse a seguinte frase:

“Com sabedoria se edifica a casa e com inteligência ela se firma”

Ora, pela conjunção aditiva do “e”, presume-se que sabedoria e inteligência não são a mesma coisa. E nisso eu concordo com o sábio.


Diferente da inteligência, que se adquire com instrução, a sabedoria não será encontrada em universidade ou empregos formais. A sabedoria está acessível a todos, desde o mais nobre rei ao mais simples iletrado. Engana-se quem acredita que os desvalidos de diploma não podem ser sábios (meu avô era analfabeto, e segundo meu pai, era sábio. Um ogro, mas um sábio).


Voltemos a frase do sábio. Edificar significa construir, levantar uma estrutura do chão, do zero. É preciso um plano, materiais apropriados e uma equipe. Ninguém edifica nada sozinho. E aí é que vem a parte mais interessante. A família é o primeiro trabalho em equipe do qual o ser humano participa. As primeiras lutas que enfrentamos e onde aprendemos a compartilhar e apoiar uns aos outros. A universidade onde aprendemos a ser gente.


Se eu trabalhasse na área de Recursos Humanos, ficaria tentada em fazer uma pergunta ao candidato: Como é sua família? Longe de mim achar que todos os profissionais competentes possuem famílias sólidas e estruturadas, mas é que dependendo de como for a resposta... se houver desconforto no cidadão em falar de sua própria família..., talvez ele ainda esteja pendurado em alguma matéria dessa universidade primeira.


Não me tome por prepotente. Eu mesma ainda estou cursando a universidade da família e, às vezes, fico em prova final em certas matérias (a paciência é uma delas). Mas a verdade é que esse curso nunca acaba. Nunca receberemos diploma por ele. E somos nós, os alunos e também os professores.


Pelo visto, o que o sábio quis dizer é que sabedoria tem tudo a ver com casa, com família e com gente. E a inteligência? Bem, uma boa instrução nos ajuda a fazermos cálculos mais precisos e a sermos mais seguros e firmes em nossas decisões. A inteligência refina e lapida a sabedoria. A primeira é uma joia e será sempre bem-vinda, mas são necessários recursos para obtê-la. Porém a segunda é um diamante incrustado na rocha. Está disponível na natureza e só o encontrará quem também o buscar.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ME Assessoria Literária Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por pattyrocker
Topo