Novidades

Dicas

O QUE É LITERATURA? - POR NATALIA MORENO

03/09/2021

 


Escrever sobre literatura é um tanto amplo, afinal o que ela é? Estamos rodeados de classificações, nomeações, críticos, lista de livros de leitura obrigatória, de livros que devemos passar longe. E quem inventou tudo isso?

Ao fazermos uma pesquisa a fundo veremos estudiosos que defendem com unha e dente que literatura é isso ou aquilo. Para mim (e para Antoine Compagnon) literatura é literatura. É uma arte e ponto.

É através dela que conhecemos a cultura de um povo, percebemos as mudanças que o tempo provocou na sociedade e que foi refletido em obras literárias (quem é que faz sarau em casa assim como relatado no livro A Moreninha?). É nela que nos apaixonamos pelas histórias que poderiam ser reais, pelos fatos históricos e locais descritos, envolvemos em situações e acabamos sofrendo e amando junto com os personagens.

Acontece que diante de todo o estudo literário haverá essa sede em encontrar uma definição. A sociedade é assim, enquanto não coloca cada coisa em seu devido lugar, às vezes, por rótulos, não sossega. Temos essa mania de achar que tudo deve ter uma explicação. Deixamos de viver a dúvida.

Se eu fosse tentar descrever o que é literatura diria que é tudo o que é impresso com esse fim. Agora se esta é interessante ou não vai depender do leitor. Temos leitor para todo tipo de escrita e de histórias. Cansei de ouvir que tal escritor não escreve nada com nada que só quer vender livros... Bom, se ele vende é porque alguém gosta e se alguém gosta é porque é bom e isso torna os livros dessa pessoa literatura.

Lembro-me que em uma aula na faculdade o professor disse: “Não se pergunta o que é literatura, mas a pergunta nos incita a pensar e debater”. E pensando e debatendo chego a conclusão (por enquanto, porque sou livre para mudar de opinião quando bem entender) de que quem faz a literatura somos nós, às vezes, tardamos em aceitar que tal obra deveria ter tido mais atenção e outra deveria ter ficado na gaveta.

Ao escrever este texto posso ver vários estudiosos do assunto torcendo nariz, mas não me importo. Continuo dizendo que literatura é literatura e que somos nós, leitores, que decidimos se vale ou não a pena ler. Apesar da minha formação dar a ideia de que eu deveria ser mais rígida e criticar certos livros, eu reafirmo: se eles vendem é porque é literatura.

Só irei criticar se você vier até a mim e perguntar-me: Natalia, o que você acha de tal livro? Serei sincera na resposta que poderá ser: ótimo, lixo e o que é isso?! Mas acima de tudo respeito o seu gosto, afinal cada um tem o seu.

Para Douglas Tufano “literatura é a expressão de um conhecimento pessoal da realidade”, e como cada cidadão vive uma realidade não há uma única forma do artista expressar-se, não existe uma forma correta a seguir. Cada autor é livre para encontrar-se e expressar-se.

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Literatura é uma imensidão de palavras com mil e um significados e possibilidades. Amei o texto.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

ME Assessoria Literária Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por pattyrocker
Topo