Novidades

Dicas

NÃO GOSTARAM DO MEU LIVRO, E AGORA? - POR CAROL S. WAHL

18/07/2021



Quando decidi me tornar escritora, coloquei em minha cabeça que não me deixaria afetar pelas críticas. Iria tirar proveito de tudo o que me fosse dito, e usar isso para crescer profissionalmente.

Mas a prática é bem diferente da teoria.

E assim que as primeiras críticas chegaram, já pensei: vou parar de escrever! Afinal, se não gostaram do meu livro, não levo jeito para isso. Fechei meu computador com raiva e fui assistir a um filme.

Porém, a vontade de escrever foi mais forte.

Então comecei a pensar: eu vou parar de fazer algo que me faz tão bem, já nas primeiras críticas?

Antes de ser autora, eu sou leitora. Sempre li muito, e tenho a minha lista de autores favoritos. Dentre esses autores está Stephen King, o mestre do terror. Recentemente li seu último lançamento e... Não gostei! E posso citar muitos exemplos de autores que não me agradaram. E isso faz deles menos autores? Claro que não!

Gosto é algo muito individual. Às vezes aquele livro não é o que precisamos ler no momento, a escrita do autor é um pouco enroscada ou até mesmo não gostamos de determinado personagem. E quando nos tornamos autores, temos que ter isso em mente. Por mais que seja difícil aceitar que algo a que dedicamos tanto tempo e carinho possa não ser apreciado por todos, é natural que não consigamos agradar a todos os leitores.

 Somos seres plurais. Algumas pessoas não gostarem do que você escreveu, não quer dizer que você não saiba escrever. E da mesma forma, os elogios devem ser encarados de maneira contida. Não é porque elogiaram o que escrevi que posso deixar de estudar e me especializar cada vez mais nisso que escolhi para ser minha profissão.

E com essa primeira experiência negativa, eu aprendi muito. Aprendi principalmente que é possível sim tirarmos proveito das críticas, se tivermos a humildade de aceita-las.

Mas não vou mentir e dizer que foi rápido esse aprendizado, e posso afirmar que foi até um pouco doloroso. Não existe manual que possa nos preparar para isso. A verdade é que para você ser autor, além de muita dedicação, acredito que um dos principais ingredientes seja a coragem.

Em tudo o que escrevemos colocamos um pouco de nós. Um pouco do que sentimos, do que somos e do que pensamos. Por mais que muitas vezes nossos personagens ou histórias não sejam inspirados diretamente em algo que vivemos, é natural que no decorrer da história a gente acabe colocando um pedacinho de nós neles. E é preciso muita coragem para deixar que outras pessoas tenham acesso a algo tão intimo.

Eu não decidi ser escritora para agradar a todos. Decidi porque é algo que me faz bem, que deixa meus dias mais leves e que faz com que eu me sinta desafiada. Por isso, desistir está completamente fora do meu vocabulário.

Foram apenas as primeiras criticas, e tenho certeza que virão outras. Mas também virão muitos elogios e trocas com leitores. E é isso que para mim faz com que ser escritora seja algo que valha a pena.

Não gostaram do meu livro, e agora?

Agora eu me dedico ainda mais no próximo, para que as pessoas que tiveram uma opinião positiva continuem. E para que eu consiga convencer as que não gostaram que mereço uma segunda chance.

E se mesmo assim elas não gostarem? Paciência... Isso não pode – e nem vai, me fazer desistir.

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Olá...
    Acho suas dicas incríveis e super válidas pra quem está no processo de escrever livros.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Concordo gosto é muito individual você vai sempre ter um público.
    Porque tem gente que só curte ficção científica, ou romance ou fantasia.
    Há sempre vários tipos de leitores e seus gostos.
    Beijos!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  3. Jamais desista pq não gostaram do que escreveu. São tantos exemplos de pessoas [não só na literatura] que ouviram muitos "não" e hoje são famosíssimas!

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, precisamos persistir apesar das críticas.

      Excluir
  4. Ooi!
    Suas colocações foram excelentes, eu espero que esse post chegue em muitos autores que estão passando por isso.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir

ME Assessoria Literária Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por pattyrocker
Topo