Novidades

Dicas

EI, LEITOR, CADÊ VOCÊ? - NATALIA MORENO

10/06/2021


INTRODUÇÃO

Desde pequena eu queria ser professora, conforme fui crescendo tive vontade de outras profissões e depois de pular daqui para lá acabei por realizar meu sonho de criança e posso dizer com todo orgulho: eu amo o que eu faço!

O mundo das letras sempre me fascinou e tem um trecho do livro do autor Jostein Gaarder (aquele do Mundo de Sofia) chamado A biblioteca Mágica de Bibbi Bokken que descreve bem toda a minha paixão por essa área: 

 “…Pela primeira vez na minha vida, entendi o que é um livro. Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos que podem ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos vivos. É incrível, fantástico e “mágico” que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra, existirem humanos”. 

A ideia desse texto é tentar passar para você, leitor, um pouco desse mundo de sonhos que o livro nos apresenta! Vivemos em uma sociedade em que a leitura recebe pouco valor, é trocada pela TV, celulares e qualquer outra tecnologia de primeira linha que desconheço. 

Não quero dizer que devemos ficar o tempo todo com a cara no livro e sim mostrar que o gosto pela leitura é enriquecedor, tranquilizante, capaz de nos transportar sem sairmos do nosso cantinho. 


O QUE É A LEITURA?

Ler, segundo o dicionário Melhoramentos, entre outros significados é “conhecer, interpretar as letras do alfabeto e saber juntá-las em palavras”. Bom, isso significa que qualquer coisa que utilize letras é para ser lido, certo? Seja uma revista, um anúncio, um gibi...

Tem muita gente por aí que diz não gostar de ler, porém nem tentou, ou desistiu na primeira tentativa. Eu mesma já comecei a ler livros que desisti antes do meio e outros em que eu insisti e acabei por descobrir uma história maravilhosa. Leitura é questão de hábito. Precisamos criar esse hábito e nada melhor do que encontrar o que mais agrada. 

Pulemos de uma página para outra, de um título para outro até encontrarmos o que nos satisfaz como leitor!


OS SEGREDOS DE UMA BOA LEITURA

Não existe leitura prazerosa se ela antes de tudo for obrigatória. É esse tipo de leitura que as escolas devem abolir de seu sistema. E como fazer os alunos se interessarem? Que tal começar por uma visita à biblioteca da escola e a apresentação de alguns títulos (mas nada de assustá-los com a primeira edição de José de Alencar, por exemplo). 

É preciso entender que hoje com o acesso à tecnologia algumas atividades acabam ficando sem graça, por isso alguns clássicos foram adaptados em uma linguagem mais simples sem deixar de ser fiel ao original, por exemplo: A Odisseia- Homero, O Guarani - José de Alencar, O pagador de promessas – Dias Gomes, Dom Quixote – Miguel de Cervantes, entre outros. 


BIBLIOTECAS: UM AMBIENTE ENRIQUECEDOR

Reforço que conhecer uma biblioteca é fundamental, segundo uma pesquisa somente 17% da população acredita que a biblioteca seja um lugar para emprestar livros, a grande maioria acredita ser somente para estudar (fonte: retratos da leitura no Brasil-2011). É preciso aproximar os leitores da leitura, seja ela uma revista, um gibi, um livro... 

Conheço escolas que não abrem sua sala de leitura para os alunos porque eles podem bagunçar ou estragar os livros, há outras em que a pessoa que cuida não entende nada de nada e não consegue “vender” tal livro, existem bibliotecas que estão sendo comida por traças e habitadas por aranhas... 

Reforçando minha fé conheci uma biblioteca que era aconchegante, rodeada de livros, revistas e que fica em uma escola com direção e professores que incentivam os novos leitores a buscar por livros perfeitos dentro de seus gostos literários.


CONCLUSÃO

Para finalizar, não podemos colocar toda a responsabilidade na escola (como muitos fazem), se queremos adultos leitores devemos criar o hábito desde pequeno. Ter pais que incentivam o gosto da leitura nos filhos é fundamental para que eles possam imaginar, criar e quando começarem a “tropeçar” nas primeiras letras sigam adiante com mundo mágico das letras, da imaginação!


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. que post incrível! realmente a leitura é muito menos valorizada do que deveria...

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir

ME Assessoria Literária Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por pattyrocker
Topo