Novidades

Dicas

COMO CONSTRUIR PERSONAGENS REALISTAS? - POR RAPHAEL COUTINHO

04/05/2021

 

E aí, escritor(a). Vamos de dicas?

A dica de hoje é bem simples, porém muito importante se você for uma daquelas pessoas que se preocupa em criar nas suas estórias personagens cativantes, com humanidade, profundidade e realismo. Sabe aquele(a) protagonista com alma, quase de carne e osso? Vou te ensinar a como chegar neste ponto. Para isso, precisará construir bem esses 4 elementos:

1- um passado,

2- um futuro,

3- um conflito interno e

4 - um conflito externo.

 

Tendo esses 4 elementos em mente, o que você precisará fazer é conectar tudo de maneira organizada e inteligente ao decorrer do seu livro. Como trabalhando o "passado". De modo que esse "passado" do personagem esteja intimamente ligado ao "conflito interno" do mesmo. Esse passado pode ser um grande trauma, uma enorme perda, um amor não superado, um sentimento de vingança latente... isso vai da sua criatividade como autor(a). Mas lembre-se de que, quando for apresentar esse passado, faça aos poucos, não vomite tudo no primeiro capítulo.


Para ficar mais fácil, te faço a seguinte provocação: se você tivesse algo a esconder, sairia contando tudo de uma vez só ao primeiro estranho que visse, ainda mais assim tão fácil? Lógico que não. E a mesma regra vale para o seu livro com o seu leitor. Todo esse conflito interno, vinculado às memórias de um passado, movimentará muito a sua trama no aspecto micro, tornando-a ainda mais realista e interessante se feita com certo mistério.

Use de maneira estratégica os diálogos e os flashback com esse intuito, não apenas a mera narração em um parágrafo.

 Já no aspecto macro, temos o "conflito externo", que está mais intimamente ligado ao objetivo a ser construído na trama pelo seu protagonista, ao que o espera no futuro. Várias vezes ele poderá fraquejar ou duvidar de si mesmo (na clássica "recusa ao chamado" da Jornada do Herói), pois seu "conflito interno" o paralisará, diante da crença de que não pode ou não deve, por conta de tudo aquilo que lhe ocorreu em seu passado.

Todas essas falsas certezas sobre si ou sobre o seu propósito o confundirão e, diante disso, os 4 elementos aqui apresentados devem se chocar. De modo que a sua narrativa não deve ser retilínea, mas uma alternância de altos e baixos, tensão e alívio, sempre. 



Resumindo...

É preciso estar quebrado para querer se reconstruir. É preciso estar perdido para, só então, buscar se encontrar. E estas regras da vida real valem também para as vidas que serão criadas por você em seu livro. Seu protagonista só conseguirá chegar no objetivo final, cumprir sua missão na narrativa, rompendo com tudo aquilo que o paralisou e o fez duvidar de si.

Descrever aos poucos a superação do passado é uma forma de traçar um novo destino em seu futuro. Com isso, seu ele(a) evoluirá e terminará melhor do que foi um dia (falaremos mais disso em Jornada do Personagem).

Espero que eu tenha te ajudado. Se sim, deixe aqui nos comentários. Preciso do seu feedback!

Até a próxima!

-------------

Raphael Coutinho possui formação em Marketing e é um dos principais autores do Grupo Editorial Coerência. Seu livro mais conhecida é “O garoto chamado Tony Louco”, obra juvenil ambientada nas nossas escolas públicas, que lhe concedeu diversos prêmios. Também publicou contos em algumas antologias e revistas literárias. Atualmente se dedica a dividir seus tempo com o ofício da escrita, voluntariado e o serviço público.


Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Olá....
    Adorei conhecer o seu blog!
    Adorei as dicas também, inclusive, tenho alguns amigos que estão iniciando na escrita e vou enviar esse post para eles!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito legais as dicas! Eu estou pensando em começar a escrever e adorei :)

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que maravilha, escreva sim, já aproveita as dicas!

      Excluir
  3. Olá,

    Adorei as dicas. Extremamente interessantes para quem quer construir um bom personagem em uma história.
    Vou até salvar o post.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante as dicas.

    www.paginasempreto.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir

ME Assessoria Literária Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por pattyrocker
Topo