Ficção * Editora Saraiva * Augusto Cury * 296 páginas * 5 🌟 * Onde comprar: Amazon
Sinopse:
Quando as fontes de água secaram, as terras tornaram-se inférteis e a violência tomou conta do planeta, a catástrofe aconteceu. E agora, cem anos depois, o mundo aos poucos está se reestruturando, e novos povos começam a surgir. O Reino de Cosmus, liderado com mãos de ferro pelo poderoso rei Apolo, se destacou e se tornou um grande império. Com a ajuda de seus conselheiros, entre eles Terrivius, Demétrius e Cômodus, e do sumo sábio Superius, Apolo prega que o conhecimento foi o responsável pela destruição do mundo e, por isso, proíbe o uso da tecnologia e de qualquer tipo de educação: dos livros às escolas. Porém, apesar de todo o seu poder, Apolo não consegue controlar um de seus filhos, o príncipe Petrus, que, ao contrário do irmão gêmeo Lexus, não está interessado no poder e nos treinamentos para batalha. Petrus é apaixonado por aprender. Educado pelo sábio Malthus para ser um líder justo e generoso, Petrus é visto pelo pai como um rebelde e sofre as consequências por ser uma mente livre. Condenado a usar a Máscara da Humilhação, utilizada para castigar os maiores criminosos do reino, o jovem príncipe precisa sobreviver para realizar sua grande missão, que poderá mudar os rumos da História. E, para isso, contará com uma ajuda nada convencional.
Petrus Logus se rebela e passa a criticar as decisões do pai e, com isso, assina sua sentença de morte. O mais corajoso e inteligente príncipe se vê diante do maior desafio de sua vida: sobreviver para libertar o reino e reencontrar aqueles que ama. E, em meio a isso tudo, Petrus ainda conhece uma fera que pode tanto destruí-lo quanto salvá-lo.
Resenha:
Petrus era inteligente, esperto, atrevido e curioso. Com apenas 13 anos tinha um espírito questionador. Já seu irmão gêmeo Lexus era o oposto, um garoto que sonhava com o poder e herdar o trono. Eles eram filhos do rei Apolo, que dominava o Palácio de Cosmus onde morava e mais trinta entre reinos, ducados e povos. Desde que expulsou a rainha Ellen, mãe dos meninos, ele ficara responsável pelo bem estar dos filhos. Petrus era educado por Malthus, o mestre da região que possuía muitos conhecimentos, e só ficou no reino à pedido da rainha. Já Lexus era treinado pelos conselheiros do rei para assumir o trono e dominar o reino com a mão de ferro. Ele era muito habilidoso e sedento pelo poder. Deixava o pai muito contente.
Malthus não podia dizer grandes coisas ao menino por estarem sob vigilância dos guardas, mas Petrus por ser curioso, desejava frequentar a biblioteca do reino, mas ela estava trancada há muito tempo e a entrada proibida, pois era tempo de exclusão social e de muita corrupção, então o rei tentava impedir que o conhecimento chegasse até aquelas pessoas para que vivessem manipuladas por ele. Há muito tempo ninguém tinha acesso e para que não houvesse protestos, Apolo tratou de espalhar que ela era mal assombrada. E caso alguém descumprisse a ordem de manter distância seria punido.
Os livros libertam o imaginário, alimentam a criatividade, trazem força para o cansado, coragem para o abatido.
Demétrius e Terrívius eram os dois conselheiros do rei. Eram prepotentes e puniam todos que contrariavam suas ideias. Ninguém ousava desafiar o grande Apolo, até o dia em que Petrus o fez ao libertar um rapaz que estava indo para a punição. Seu pai detestava ser confrontado e aquele ato marcou o início de uma série de graves problemas. O garoto queria ser livre e o pai queria controlar o mundo, essa relação não dará certo e como o poder está com Apolo, Petrus é quem sofre as consequências. Ele já era rejeitado pelo pai por não gostar de lutas, instruções militares e treinamentos, e por ele questionar as injustiças do reino.
Quatro anos se passaram e as afrontas continuavam entre pai e filho até que Apolo atribuiu essa rebeldia à convivência com Malthus e condenou o pobre educador para a prisão perpétua em uma caverna. Petrus ficou mais indignado e proferiu algumas verdades que eram consideradas dignas de punição e assim fez o rei. Condenou Petrus, o próprio filho, à Máscara da Humilhação. Somente os delinquentes usavam esta máscara, e este ato foi motivo de surpresa entre os presentes. O garoto defendeu todo povo que era submisso ao rei, defendia a igualdade social.
A máscara era de ferro e comprimia o rosto provocando tanta dor que impedia o sono. A condenação era de um mês, mas poucas pessoas conseguiram suportar até o fim e após retirar elas enlouqueciam. Será que Petrus, com apenas 17 anos conseguirá sobreviver? Ainda teria os punhos acorrentados e seria arrastado pelas ruas. Era um cortejo para que todos vissem o que acontecia a quem desobedecia ao poderoso rei Apolo...
Quando o poder prevalece sobre o amor, a vida não tem valor, e cada ser humano deixa de ser único e se torna um objeto descartável na sociedade.
Era conhecido por Petrus Logus e o irmão por Lexus Magníficus, pois no dia da sucessão o rei Apolo fez um batismo dando-lhe um segundo nome de acordo com a resposta de uma pergunta que o rei fizera. Este nome os representavam. Achei uma das melhores partes da leitura e também me fiz a mesma pergunta. Conforme a resposta atribuí um novo nome junto ao meu primeiro. Monyque Esperançus. Não vou dizer qual foi a pergunta porque ela determina o destino dos jovens príncipes, nem posso contar mais a respeito da história, pois acabaria dando spoilers. Mas gente que livro incrível! Todos vocês precisam ler. Ele fala sobre a importância dos livros e da leitura para o nosso crescimento. Como as pessoas que não têm acesso a eles são ignorantes. Como Petrus é apaixonado pelo mundo das ideias e não abre mão desse sonho mesmo sob punição. E não era apenas um desejo de ler livros que Petrus Logus tinha, na verdade ele tinha um dom e precisa aprender a usá-lo.
Um dia você encontrará uma poderosa fera. Ou você a domesticará, ou ela o devorará. Não haverá dois vencedores.
Sobre o autor:
Augusto Jorge Cury é médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor. Seus livros já venderam mais de 16 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicados em mais de 60 países. É reconhecido pela sua teoria da inteligência multifocal, resultado de 17 anos de dedicação à pesquisa.
Amo Augusto Cury, já quero ler esse.
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Que bom que também gosta, espero que leia :D
ExcluirBeijos
Gosto do trabalho de Augusto Jorge Cury. Ler seu trabalho carrega nossa imaginação como vagar.
ResponderExcluirObrigado por revisar este livro.
Saudações da Indonésia
Ele é maravilhoso :D
ExcluirPor acaso não conhecíamos o livro
ResponderExcluirBeijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui
Espero que leiam, vão amar :D
ExcluirBeijos
Nunca li nada esse autor, mas sua resenha me encheu de curiosidade. Qual será o destino o nosso protagonista? Lembrei do filme "O Homem da Máscara de Ferro"! A sociedade medieval passou duas vezes pela fila da crueldade, viu.
ResponderExcluirBeijos!
Neila Bahia ♥️
neilabahia.com | Instagram | Pinterest
Fico feliz que tenha gostado, é uma aventura muito instigante :D Ah ainda não assisti o filme, mas já anotei a dica, obrigada :D
ExcluirBeijos
Deve ser incrível esse livro, sou fã do Augusto Cury e já assisti uma palestra com ele.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
Ahh que legal, também já assisti palestra dele, incrível :D
ExcluirBeijos
não sou fã do gênero, mas acho que daria uma chance porque gostei da resenha
ResponderExcluirbeijo
A mina de fé
Dê sim, não vai se arrepender :D
ExcluirBeijos
O livro parece ser incrível, além de ser ideal para todos lerem nesse isolamento social. Aprender com os personagens e com o que eles viveram.
ResponderExcluirBeijos.
Diário da Lady
Exatamente Lady :D
ExcluirBeijos