Novidades

Dicas

O FUTURO DA HUMANIDADE

28/08/2019

* Romance 
* Editora Sextante
* Augusto Cury 
* 256 páginas 
* 5 🌟 
* Onde comprar: Amazon 
(ao comprar com este link você ajuda na manutenção do blog)


Sinopse:

Primeiro romance do psiquiatra Augusto Cury, O futuro da humanidade oferece uma rara oportunidade de repensar a sociedade e o rumo de nossas vidas. Com mais de 8 milhões de livros vendidos no Brasil, Cury nos presenteia com uma saborosa ficção que ilustra os ensinamentos presentes em seus livros e se apóia na sua vasta experiência profissional. O futuro da humanidade conta a trajetória de Marco Polo, um jovem estudante de medicina de espírito livre e aventureiro como o do navegador veneziano do século XIII, em quem seu pai se inspirou ao escolher seu nome. Ao entrar na faculdade cheio de sonhos e expectativas, Marco Polo se vê diante de uma realidade dura e fria: a falta de respeito e sensibilidade dos professores em relação aos pacientes com transtornos psíquicos, que são marginalizados e tratados como se não tivessem identidade. Indignado, o jovem desafia profissionais de renome internacional para provar que os pacientes com problemas psiquiátricos merecem mais atenção, respeito e dedicação – e menos remédios. Acreditando na força do diálogo e da psicologia, ele acaba causando uma verdadeira revolução nas mentes e nos corações das pessoas com quem convive. 



Resenha:

Marco Polo tinha um sonho: fazer as pessoas serem mais humanas. Ele era um jovem inconformado com uma sociedade superficial, onde as pessoas não conseguiam enxergar a beleza das coisas simples e viviam preocupadas com bens materiais, trabalho em excesso e sem lazer, não se permitiam pensar. 

Ele era estudante de Medicina e nas aulas de anatomia chamou a atenção de todos e despertou antipatia nos professores, pois mostrou interesse em saber a história dos cadáveres que seriam dissecados. Além de ter sido motivo de chacota entre os colegas foi desafiado a ir ele mesmo em busca dessas histórias e provar sua relevância. E assim ele fez! 

Em suas andanças Marco Polo conheceu Falcão um mendigo que abraçava árvores, declamava poesia nos bancos da praça e conversava com borboletas, um verdadeiro maluco! Como todos diziam ao passar por ele. Já o jovem estudante ficou admirado com aquele comportamento de Falcão e ao contrário de todos, achava aquilo surpreendente. Não imaginou que tudo que procurava em seu círculo social iria encontrar nas ruas através de um maltrapilho, e a partir daí deu-se conta de que ele mesmo não sabia de tudo  e tinha muito que aprender.




Marco Polo saiu daquela aula com a impressão de que há um preço a pagar para os que querem pensar. Era mais fácil silenciar-se, seguir o roteiro da grade curricular e ser mais um na multidão.

 Começou a perceber que o ser humano se adapta a tudo, inclusive ao caos. A humilhação colocava combustível no seu desafio. Desistir perturbava-o.

Este livro representa uma luta contra as injustiças na sociedade, os preconceitos, as ideias petulantes que muitos doutores têm, por acharem que um cargo significa superioridade e devem desmerecer os demais. Marco Polo quer mostrar que todos têm uma história e que são dignos de serem lembrados, estudados. Ele fala também do complexo da mente humana com exemplos dos que são portadores de alguma doença psíquica e como são tratados.

O personagem tem uma paixão incrível pelo ser humano, tão grande que nos faz perceber o quanto deixamos de lado essas pessoas que precisam mais de nossa atenção, pessoas que se cuidadas emocionalmente estariam bem melhores e reagindo positivamente em tratamentos que são árduos, extensos. A medicina cura o corpo físico, mas a alma é a que mais necessita de cuidados.

O Futuro da Humanidade nos faz viajar no universo da psicologia e a refletir o tempo que estamos perdendo com coisas passageiras, sendo que há muitos "loucos" precisando de um pouco da nossa lucidez. Este livro nos desperta e nos dá coragem de fazer algo pra mudar esse cenário, por menos que seja nossa atitude, com certeza ela fará a diferença. 

 A vida é um grande ponto de interrogação. Cada ser humano, seja ele um intelectual ou iletrado, é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta.

 - Esses corpos não tem nome! - Como não tem nome? Eles não choraram, não sonharam, não amaram, não tiveram amigos, não construíram uma história? Como vamos penetrar no corpo de alguém sem saber nada sobre sua personalidade? Isso é uma invasão.
Sobre o autor:

Augusto Jorge Cury é médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor. Seus livros já venderam mais de 16 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicados em mais de 60 países. É reconhecido pela sua teoria da inteligência multifocal, resultado de 17 anos de dedicação à pesquisa.
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. sempre tive mt curiosidade em ler alguma coisa do Cury, super bacana a sua resenha desse livro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom, então sugiro começar por esse, foi o primeiro que li dele e na vida, e tornou-se meu favorito!

      Excluir
  2. É a primeira vez que ouço falar deste autor. Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  3. Wow! I've never read any books from Cury yet. Thank you for sharing your review about this book. Will surely check this out.

    http://sarahrizaga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Super amei a história e a indicação!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar muito sobre os livros dele,mais ainda não tive a oportunidade de ler.Mais gostei bastante da resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. OI, sou nova aqui! Os dias que pasei de ferias no Rio , foi a Saraiva e vi que Augusto Cury e muito vendido no Brasil. Mais nao compre nada , compre outros livros. Para o futuro vou ter en conta, e vou procurar ele na Argentina.
    Beijos, gostei muito de tu blog, porque adoro ler. Te convido a que voce tambem me siga. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem-vinda! Recomendo que compre esse, você vai gostar muito :D
      Obrigada pela visita e volte sempre.
      Beijos

      Excluir
  7. Sou muito fã do autor, inclusive tive a oportunidade de assistir uma palestra dele e foi incrível. Esse livro deve ser ótimo.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu ainda não li ele, mas a minha tia já leu e gostou bastante, parece ser realmente uma bela história e reflexiva, que bom que gostou da leitura;

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir

ME Assessoria Literária Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por pattyrocker
Topo